O Projeto AdoPt - Follow-up em Pós-Adoção: Capacidades, dificuldades e necessidades de famílias adotivas portuguesas é um estudo que pretende analisar a realidade das famílias portuguesas após a adoção de crianças.
- O que acontece às famílias após a adoção?
- Que problemas têm? Que dificuldades enfrentam?
- Que alegrias e que satisfações?
- Quando precisam, onde e junto de quem as famílias adotivas procuram ajuda e apoio?
- Como respondem os profissionais da adoção às necessidades das famílias? Quais as dificuldades com que se deparam os profissionais da adoção na sua prática?
O
projeto AdoPt pretende dar resposta a estas questões, acompanhando 270 famílias adotivas portuguesas, ao longo de três anos, e ouvindo todos os profissionais de adoção, através desta plataforma –
myAdoPt.
A myAdoPt é um meio dinâmico de contacto com a equipa de investigação do projeto AdoPt, em condições de segurança e privacidade.
Através da myAdoPt:
- As famílias são convidadas a responder a alguns questionários e terão acesso aos resultados globais do estudo.
- As famílias terão acesso a materiais de apoio e poderão usufruir de um contacto personalizado com a equipa de investigação.
- Os profissionais de adoção são convidados a responder a um questionário acerca das práticas e necessidades na sua área de atuação.
- Os profissionais terão acesso a recursos de apoio à prática profissional e poderão usufruir de formação e contacto personalizado com a equipa de investigação.
O Projeto AdoPt foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT; PTDC/SOC-ASO/4158/2020).
Quem está a desenvolver o Projeto AdoPt?